Investimentos inteligentes em tecnologias sustentáveis, políticas públicas lungimirantes e formação de um público educado e ativo. Essa é aposta do Dia Internacional da Mãe Terra 2014, que visa conscientizar povos de mais de 190 países sobre seu destino comum. Com o tema "Cidades Verdes", a edição deste ano indica alternativas para um crescimento ordenado e sustentável das áreas urbanas, que contam hoje com metade da população mundial.
O Satélite NOAA GOES-Leste capturou esta vista deslumbrante das Américas no Dia da Terra, em 22 de abril de 2014. Foto: Nasa/NOOA
A ideia é gerar, nos próximos dois anos, um intenso movimento global de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e promoção do desenvolvimento sustentável, com atuação em três eixos: aprimoramento nos procedimentos e no design da construção civil; implantação de sistemas de produção de energia renováveis e mais eficientes; priorização do transporte público e de espaços para pedestres e bicicletas.
Através de um site informativo e da distribuição de kits de ferramentas, a campanha pretende educar o público sobre cada um desses elemento e estimular os indivíduos a agir civicamente, assinando petições, enviando cartas e organizando eventos.
Dia Mundial da Mãe Terra 2014. Foto: Fotos Públicas
Além disso, a Rede Dia da Terra busca estabelecer parcerias com empresas, organizações não governamentais e administrações municipais, com vistas a melhorar códigos locais, leis e políticas que possibilitarão a criação de cidades verdes modelo.
História
Instituído oficialmente pela Assembleia Geral da ONU em 2009, o Dia Internacional da Mãe Terra marca o aniversário do que muitos consideram o nascimento do movimento ambientalista moderno, em 1970. "Mãe Terra" é uma expressão comum a várias culturas - como a Pachamama boliviana - e manifesta a interdependência que existe entre os seres humanos, outras espécies vivas e o planeta.