O ano muda, mas o descaso ambiental continua o mesmo

Foto: Wikipedia

O ano começou com os olhos voltados para questões ambientais, após a tragédia em Mariana. Mesmo assim, um fato passou quase despercebido, apesar dos grandes impactos que ele pode causar. No dia 07 de janeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu os efeitos do Decreto Legislativo 293, que anulava a Portaria Interministerial 192/2015. Assim, a decisão do ministro interrompe o pagamento do seguro-defeso, mantendo uma determinação da Portaria publicada em dezembro. O argumento é a necessidade de recadastramento, já que há fraudes no pagamento do seguro e que os cofres públicos estão sofrendo as consequências.

Seguro-defeso é o benefício de um salário mínimo pago pelo governo federal aos pescadores profissionais durante o período de reprodução das espécies de peixe, quando a pesca é proibida

O grande problema é que a suspensão acontece justamente no período em que as espécies estão em reprodução. Em outubro, os ministérios da...

Continuar leitura de post

Ao mestre, com admiração

Rio Doce antes da avalanche de lama. Foto: Wikipedia

É impossível não admirar Carlos Drummond de Andrade! Como um mestre, ele "previu" o que muitos até hoje insistem em não querer ver e, como poucos, transformou tristeza em arte. Emblemático, o poema Lira Itabirana, de 1984, não poderia ser mais atual.

Lira Itabirana

I

O Rio? É doce.

A Vale? Amarga.

Ai, antes fosse

Mais leve a carga.

II

Entre estatais

E multinacionais,

Quantos ais!

III

A dívida interna.

A dívida externa

A dívida eterna.

IV

Quantas toneladas exportamos

De ferro?

Quantas lágrimas disfarçamos

Sem berro?

Era só o que faltava!

Garimpeiros foram à Nova Serra Pelada atraídos por imagens de pepitas. Foto: Gilmar de Souza/ Ascom/ Fotos Públicas

As notícias sobre a “Nova Serra Pelada” invadiram os noticiários há algumas semanas, após o início das operações de desocupação do garimpo. E, pelas fotos, mais parece Serra Pelada mesmo, após sete mil pessoas terem chegado ao local atraídas por imagens de pepitas de ouro que circularam pela internet (atualmente, mil pessoas permanecem no local). Além de ilegal, o garimpo entre as serras da Borda e Santa Bárbara, a 483 km de Cuiabá, está concentrado em uma Área de Preservação Permanente (APP).

Segundo a legislação (Art. 3o da Lei nº 12.651/12 - Novo Código Florestal), uma APP é uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”. Em resumo, uma...

Continuar leitura de post

Vai de carro?

Foto: CPinoB/213/Pixabay

Celebrado hoje em várias partes do Brasil, o Dia Mundial Sem Carro pretende alertar sobre a emissão de poluentes por automóveis. Na contramão da data, o relatório "Oportunidades e Desafios para Aumentar Sinergias entre as Políticas Climáticas e Energéticas no Brasil", divulgado ontem pela World Resources Institute (WRI), mostra que o país deve aumentar a participação de fontes poluentes na matriz energética nos próximos anos. Entre 2013 e 2022, mais de 70% dos investimentos previstos para o setor de energia no país devem ser feitos em fontes com altas emissões de gases de efeito estufa.

Isso porque o país já conseguiu reduzir o impacto da mudança do uso da terra nas emissões de carbono, que caiu 74% de 2005 a 2011. O problema é que as emissões do setor de energia cresceram 24% no mesmo período.

De acordo com o relatório, a solução é conhecida de muitos brasileiros: necessidade de investir em alternativas menos poluentes no setor de transportes e em fontes...

Continuar leitura de post

Para além da palavra

Foto: Beeki/Pixabay

Por mais que às vezes algumas generalizações sejam necessárias ou oportunas, elas podem acabar nivelando por baixo fatos, pessoas e até termos ou palavras. É o que tem acontecido com o termo Sustentabilidade. A generalização indiscriminada da palavra fez com que ela perdesse seu real significado. Na verdade, desde que foi incorporada ao hall de palavras de efeito que geram audiência, o termo começou a sofrer um esvaziamento de significado.

Segundo uma pesquisa da consultoria DOM Strategy Partners, que ouviu 223 executivos de 500 companhias de grande porte no país, 39% das empresas ainda não conseguem equilibrar as três dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica) na empresa ou em suas estratégias. Além disso, em 74% o tema não ganhou o apoio dos comandantes e não conta com um sistema de gestão estruturado, com executivos, orçamentos, metas e responsabilidades dedicados a ele. O dado é corroborado por quem trabalha na área e os números caem ainda...

Continuar leitura de post

A lei do campo

Foto: Canberkol / sxchucom

Há pouco mais de uma semana estive em Goiás para um evento internacional de grãos e cereais. Chamada Agri benchmark, a rede reúne produtores, pesquisadores, consultores e extensionistas, que comparam custos de produção de boi, leite, suíno, ovelha, grãos e hortaliças a partir do uso de metodologias homogêneas. Durante a programação, que previa visitas de campo, me deparei com uma realidade até então pouco explorada pela mídia: a falta de uma legislação que contemple a produção agrícola brasileira.

Não quero aqui questionar as conquistas do trabalhador do campo, mas me somar às inúmeras vozes que pedem algo quase óbvio para um país que tem na base da sua economia a agricultura: uma legislação adaptada ao trabalho rural. A legislação que rege o trabalho rural brasileiro foi adaptada do meio urbano, o que acaba não contemplando a sazonalidade do setor.

O período de colheita, por exemplo, depende, entre outras coisas, das condições climáticas. E dura cerca de 15...

Continuar leitura de post



Sobre

Estamos em processo de adaptação ao planeta Terra e ainda precisamos aprender a conviver e cuidar dele da mesma forma que cuidamos de uma criança ou um idoso. Ele é um sistema vivo, no qual todas as partes interagem, inclusive conosco. E o cuidado é essencial, mais do que a razão e a vontade. Mas para cuidar é preciso conhecer. Por isso, este blog se propõe dialogar sobre meio ambiente, destacando fatos importantes para quem quer ambientar-se ainda mais com a nossa casa.

Autores

Ana Carolina Wolfe

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), é repórter de Cidade Nova desde 2011. Começou a se interessar por meio ambiente em 2002. Desde então, se apaixonou pela “tradução” de temas ambientais ao público. Hoje, além de Cidade Nova, atua como assessora de imprensa em um centro de pesquisa voltado ao agronegócio e como diretora na ONG Florespi.