Retorna Machine: tecnologia e meio ambiente nas grandes cidades

Em algumas estações do metrô de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói já é possível encontrar uma novidade que combina tecnologia e sustentabilidade. São as Retorna Machine, máquinas que trocam garrafas plásticas e latas de alumínio por créditos na conta de luz ou no bilhete único de transporte. 

Retorna Machine: tecnologia e meio ambiente nas grandes cidades. Foto: Divulgação

Após preencher um perfil, cada usuário pode trocar até 10 garrafas por dia, que são identificadas pelo código de barras. Funciona assim: cada latinha vale 15 pontos e cada garrafa plástica, 10. A cada 20 pontos o usuário ganha um crédito de R$ 0,07 no bilhete único e a cada 100 pontos um desconto de R$ 0,27 na conta de luz. 

Pode parecer pouco em valor monetário, mas certamente a contribuição de todos tem um valor inestimável para o meio ambiente. 

Se você mora em São Paulo, pode encontrar a máquina na linha 4, amarela, do metrô. 

Vamos colaborar?

Tags:

garrafas pet, Recicláveis, latas, metrô, retorna machine, meio ambiente



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.