Pokemo Go e as crianças da Síria

Um jogo para smartphones tomou conta dos assuntos da internet nos últimos dias. É o Pokemon Go, um game de realidade aumentada que permite aos jogadores capturar personagens do desenho animado em locais reais das cidades. Uma combinação divertida e tecnológica que está viciando muita gente por aí.

Um grupo de oposição ao governo sírio, onde a guerra civil já dura mais de cinco anos, lançou uma campanha inspirada no Pokemon Go para chamar a atenção para a situação das crianças covardemente atingidas pelo conflito. Foto: @RFS

Aproveitando o “trend topic” um grupo de oposição ao governo sírio, onde a guerra civil já dura mais de cinco anos,  lançou uma campanha inspirada no game para chamar a atenção para a situação das crianças covardemente atingidas pelo conflito.

O órgão de imprensa das Forças Revolucionárias Sírias divulgou fotos de crianças segurando cartazes com fotos de Pokemóns e pedindo para serem salvas da guerra. As frases, em árabe, dizem algo como “Estou em Kafr Nabl, venha me resgatar”.

As Forças Revolucionárias Sírias divulgaram fotos de crianças segurando cartazes com fotos de Pokemóns e pedindo para serem salvas da guerra. As frases, em árabe, dizem algo como “Estou em Kafr Nabl, venha me resgatar”. Foto: @RFS

O porta-voz das Forças Revolucionárias Sírias, afirmou ao The Independent: “a cobertura midiática sobre o jogo os fez publicar as imagens para destacar o sofrimento do povo sírio por causa dos bombardeios comandados pelo presidente Bashar al-Assad. (...) as crianças do país estão pagando o preço pela inaptidão internacional para conter a máquina de mortes de Assad”.

Essa história me chocou bastante. Acostumada a utilizar esses assuntos do momento para fazer publicidade para marcas, pensei no quanto nosso mundo necessita de uma publicidade de paz e que utilize a inovação para libertar as crianças da guerra e as pessoas do ódio. Que mais do que chocante, essa campanha sirva para ajudar a parar as armas na Síria.

Até a próxima!

*Com informações do Hypeness. Fotos @RFS. 

Tags:

realidade aumentada, pokemon go, jogo, violência, síria, guerra



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.