O Menino das Palavras

E 2015 começou! Se para você está soando estranho o ano começar em fevereiro, para mim não! Cheguei há pouco de férias e já dei de cara com o carnaval.

Bem, voltando a 2015, muitos especialistas apontam que será ano delicado, digamos assim... difícil. Mas, como a nossa pauta não é economia e nem política, pelos menos hoje, "Graças a Deus", sigo fiel a minha amada literatura e tudo de bom que ela pode nos proporcionar.

Nossa proposta para o mês de fevereito é uma reflexão sobre o tema "ser diferente". Afinal, o que é ser diferente? Diferente de quê? Diferente de quem? Quem definiu o que é diferente. E o que não é igual? Igual a o quê, igual a quem? Que parâmetros são esses que são taxados pela nossa socieddae?

Complicado, né?! Nossa já cheguei e comecei a arrumar pelo em ovo! Mas, preparem-se! Esse é apenas o primeiro post do ano...

Recebi das mãos de uma amiga um livro bem interessante sobre "ser diferente". Uma história delicada, repleta de sentimento e com uma mensagem que se enquadra muito bem à questão do ser diferente: O MENINO DAS PALAVRAS, por Susanna Florissi

O livro conta a história de Aldo, um menino curioso, que falava sem parar, o tempo todo. Esse comportamento trazia problemas a Aldo na escola e ele vivia ganhando broncas porque não ficava quieto. Como resposta às reclamações que recebia, dizia à sua mãe que a culpa era das palavras: elas "saíam" da sua boca quando a abria!

Um dia, Aldo conhece Maria, uma menina muito diferente de todas as crianças que ele conhecia. Maria se comunicava por meio da linguagem de LIBRAS. Aldo nada sabia sobre a linguagem dos sinais. E as palavras que ele tanto amava de nada serviam para se comunicar com a nova amiga. Aldo, então, teve que aprender a falar de um jeito novo e criar novas possibilidades para brincar e ser feliz ao lado de Maria.

Sobre o processo de criação desse livro, Anna Claudia nos conta:

“Em 2001, participei da Feira do Livro de Porto Alegre, realizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Um dos projetos de leitura da Câmara é o ‘Adote um Escritor’, que promove o encontro de leitores com escritores. Estes são “adotados” por uma escola e vão até lá bater papo com as crianças e jovens e ver o resultado do trabalho que os leitores fizeram com sua obra. Esse ano, fui à Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick e fiquei muito impressionada com o trabalho que havia sido feito para que os alunos absorvessem ao máximo o conteúdo dos meus livros. Saí de lá profundamente emocionada com tudo que vi, vivi e senti. Aqueles alunos e toda a equipe de professores e coordenadores despertaram o meu olhar. Saí de lá prometendo que faria alguma história para devolver a eles tudo que havia recebido naquela manhã. A ideia ficou guardada. Em 2013, minha editora, Susanna Florissi, da Galpãozinho, me contou uma história de seu irmão Aldo, quando ele era menino. Achei que o fato narrado dava uma história, mas também guardei a ideia em mim. Somente no final de 2013, durante uma palestra com tradução simultânea para LIBRAS, me ocorreu como poderia juntas as duas histórias. E assim foi feito. Isso tudo é resultado de como um projeto de incentivo à leitura pode trazer resultados surpreendentes”.

"O menino das palavras" é fruto desse encontro entre leitores e escritora. É um filho do projeto "Adote um Escritor"! Um livro ideal para trabalhar a criatividade, as diferenças, as relações com pessoas diferentes de nós, os relacionamentos e a amizade.

Tags:

amizade, diferenças, galpãozinho, relacionamentos, pessoas, susanna florisse, criatividade, livro, o menino das palavras



Sobre

Nossa proposta é criar um canal de comunicação, discussão e reflexão com pais, educadores, mediadores de leitura e professores. Mas, antes de tudo, leitores! Nossa missão é abordar vários temas pertinentes ao Universo Infantil, desde comportamento, educação dos filhos, vida escolar, leitura e literatura, capacitação de professores, projetos de incentivo à leitura e gente que põe a mão na massa etc... Ufa! São muitos assuntos a explorar, compartilhar e experiências a trocar, desenvolvidos pelo nosso Editorial Infantil, especialistas e convidados.

Autores

Andrea Russo Vilela

Colaboro há 15 anos com a Editora Cidade Nova, já atuei junto à equipe de redação da revista e atualmente coordeno o Editorial Infantil (editora de livros infantis e projetos de incentivo à leitura) e a seção "Ponto, vírgula e conto" da revista Cidade Nova. Graduada em Administração de Empresas e ilustradora pelo Instituto Tomie Ohtake.