O Menino das Palavras

E 2015 começou! Se para você está soando estranho o ano começar em fevereiro, para mim não! Cheguei há pouco de férias e já dei de cara com o carnaval.

Bem, voltando a 2015, muitos especialistas apontam que será ano delicado, digamos assim... difícil. Mas, como a nossa pauta não é economia e nem política, pelos menos hoje, "Graças a Deus", sigo fiel a minha amada literatura e tudo de bom que ela pode nos proporcionar.

Nossa proposta para o mês de fevereito é uma reflexão sobre o tema "ser diferente". Afinal, o que é ser diferente? Diferente de quê? Diferente de quem? Quem definiu o que é diferente. E o que não é igual? Igual a o quê, igual a quem? Que parâmetros são esses que são taxados pela nossa socieddae?

Complicado, né?! Nossa já cheguei e comecei a arrumar pelo em ovo! Mas, preparem-se! Esse é apenas o primeiro post do ano...

Recebi das mãos de uma amiga um livro bem interessante sobre "ser diferente". Uma história delicada, repleta de sentimento e com uma mensagem que se...

Continuar leitura de post

Flávia Savary - 40 anos de um banquete literário

Posso dizer, sem falsa modéstia, que tenho uma das profissões mais prazerosas do mundo. Trabalhar com textos literários voltados ao público infantil e juvenil não é um trabalho, mas um presente divino. Além de transitar por contos de fadas, histórias fantásticas, lendas, fábulas poemas e poesias, tenho muitas vezes o privilégio de conviver com seus autores e ilustradores, que são muito mais que texto e imagem, são homens e mulheres, de carne e osso, que, vestidos de imaginação, nos oferecem a possibilidade de produzirmos o alimento da alma desde a tenra idade: o livro infantil.

Flávia Savary, escritora, ilustradora e dramaturga consagrada e premiada que comemora quatro décadas de carreira neste ano. Foto: T. Borges

E por falar em imaginação e alimento da alma, não posso deixar o mês de novembro passar em branco sem deixar uma homenagem a nossa amiga Flávia Savary, autora da casa, escritora, ilustradora e dramaturga consagrada e premiada que comemora quatro décadas de carreira.

Conheci...

Continuar leitura de post

Dia da criança ou dia para a criança?

O dia 12 de outubro pode ser uma oportunidade de criar espaço entre pais e filhos. Um dia para ficarmos juntos, para que possamos nos dedicar ao que o filho deseja. Foto: Kristof Borkowski/Flickr

Minha filha de 16 anos me perguntou hoje cedo, com certo risinho irônico no canto da boca:

- E aí mãe, vai rolar uma presentinho de dia das crianas neste sábado?

E ainda complementou:

- Tudo bem se não rolar um presente (com o risinho irônico ainda presente no canto da boca), mas uns chocolatinhos vão rolar, né?!

Eu, de contra partida, ri....

Essa conversa me fez parar para pensar sobre o poder que o consumo tem sobre nós (crianças, adolecentes e adultos).  Todo adolescentes se irrita bastante ao ser comparado a uma crinaça, seja qual for a situação. No entanto, nessa data comemorativa a sitiuação é outra. É o único dia em que os adolescentes ainda querem ser chamados de crianças e que muitos adultos desejam voltar ao tempo das calças curtas. Afinal, o que se tornou importante nesse dia é o...

Continuar leitura de post

Adolescentes, ontem, hoje e amanhã

Hoje resolvi mudar um pouco o formato do nosso post.  Atendendo a pedidos, busquei algo mais lúdico, que pudesse ilustrar da forma mais clara possível o significado da adolescência,  essa fase crucial das nossas vidas. Em minha opinião, um divisor de águas!

Pesquisei e vi de tudo, coisas boas e outras nem tanto. Mas, através da dica da amiga e colaboradora do nosso blog Dra. Fernanda Rossi, cheguei ao Dr. Ivan Capelatto*, psicólogo clínico e psicoterapeuta.  Ao assistir ao vídeo da palestra Adolescentes,  ontem, hoje e amanhã, do Dr. Ivan, bati o martelo no ato e não tive dúvidas. Vou encerrar as reflexões sobre o tema adolescência com esse vídeo.

De fala mansa, clara e pausada, Dr. Ivan nos apresenta um panorama da adolescência desde que o termo adolescência aparece pela primeira vez, em 1904, publicada por Stanley Hall, num artigo sobre a turbulência dessa fase.  Do início do século XX até os dias de hoje, muitos conceitos foram descobertos e aprimorados, o mundo evoluiu, mudou e...

Continuar leitura de post

Para mim, a adolescência é uma festa!

Foto: Jvangalen / Sxc.hu

Como pais de adolescentes, não sei dizer o que ocorre conosco quando nos deparamos com a fase da adolescência. Somos acometidos por um lapso de memória, uma quase amnésia ou outro fenômeno fisiológico que nos impede o acesso ao nosso banco de dados.

Percebo que ao nos vestirmos (nós os pais) para encararmos a "festa" da adolescência, ficamos sem saber que roupa usar, como nos comportar, que moda seguir. Literalmente, esquecemos que já fomos adolescentes, que passamos por esse momento de forma leve ou conturbada, mas passamos e estamos aqui!

Será que isso não nos diz nada? Será que, justamente nessa fase, esquecemos que tudo é um ciclo ? Não seria muito mais fácil resgatar as lembranças dos nossos comportamentos quando éramos adolescentes para entendermos melhor o adolescente que temos em casa ou no banco escolar da nossa classe?

Eis aí um desafio. Procurar, relembrar, vasculhar o nosso baú para enteder o que aconteceu conosco há 15, 20, 30 anos?

Vocês devem...

Continuar leitura de post

Sou adolescente e não aborrescente!

Tenho verdadeiro horror ao termo aborrescência!

Adolescentes jamais são aborrecidos. Aborrecido é o adulto que já passou pela adolescência e talvez não tenha saído dela.

Tenho uma adolescente adorável em casa, com uma cabecinha cheia de ideias, expectativas, ideais, dúvidas, algum mau humor (com todo o direito), crises de choro e ataques de risos por nada em especial. Ah! Acho isso o máximo!

Ser adolescente é uma explosão de talentos que afloram à pele. Eles são totalmente passionais, rebeldes, indecisos, eufóricos, pretenciosos... Adoráveis! Enfim, qualidades para se tornarem adultos especiais. Defeitos que podem se potencializar se forem tratados como aborrescentes.

Como pais, ficamos de cabelo em pé! Muitas vezes nos vemos num beco sem saída. Deixo ir à Balada? Deixo ir viajar com os amigos? Começou a namorar! Ela quer montar um banda! Socorro!!!!

Talvez a primeira dica seja: Você já foi adolescente, tente voltar no tempo. Por mais que a época seja outra, os sentimentos não...

Continuar leitura de post



Sobre

Nossa proposta é criar um canal de comunicação, discussão e reflexão com pais, educadores, mediadores de leitura e professores. Mas, antes de tudo, leitores! Nossa missão é abordar vários temas pertinentes ao Universo Infantil, desde comportamento, educação dos filhos, vida escolar, leitura e literatura, capacitação de professores, projetos de incentivo à leitura e gente que põe a mão na massa etc... Ufa! São muitos assuntos a explorar, compartilhar e experiências a trocar, desenvolvidos pelo nosso Editorial Infantil, especialistas e convidados.

Autores

Andrea Russo Vilela

Colaboro há 15 anos com a Editora Cidade Nova, já atuei junto à equipe de redação da revista e atualmente coordeno o Editorial Infantil (editora de livros infantis e projetos de incentivo à leitura) e a seção "Ponto, vírgula e conto" da revista Cidade Nova. Graduada em Administração de Empresas e ilustradora pelo Instituto Tomie Ohtake.