A Obra de Maria (Movimento dos “Focolari”), com sede mundial na cidade de Rocca di Papa (Roma), Itália, teve a sua primeira aprovação pontifícia conferida, em 1962, pelo papa João XXIII e, a partir de 1964, pelos órgãos competentes da Santa Sé.
Difundindo-se em todos os continentes, em quase todos os países, a Obra de Maria mantém relações de colaboração e amizade com cristãos de diferentes Igrejas e Comunidades Eclesiais, com pessoas de diversos credos e com outras que, embora sem um referencial religioso, lutam pela salvaguarda de valores universais. Em solo brasileiro, a Obra de Maria teve seu início em 15 de novembro de 1959, na cidade de Recife (PE).
A atividade editorial dessa Obra surgiu em 1956, para atender à necessidade de informar e formar as pessoas que entravam em contato com a Obra de Maria e, de alguma forma, partilhavam de sua espiritualidade.
À medida que a Obra de Maria foi se difundindo pelo mundo, foram sendo constituídas Editoras em vários países. O mesmo aconteceu no Brasil. Em 1962, teve início a publicação da revista Cidade Nova e, logo em seguida, a publicação do primeiro livro, Meditações.
Nascia assim, modestamente, a Editora Cidade Nova, cuja primeira sede foi em São Paulo (SP). A Editora Cidade Nova compartilha plenamente da mesma missão da Obra de Maria, que é contribuir para a realização da unidade da família humana, segundo a oração de Jesus ao Pai: “Que todos sejam um” (Jo 17,21), mediante a prática e a difusão da “Espiritualidade da Unidade”, atuando esses objetivos por meio da atividade educativa e editorial.
Para tanto, a Editora Cidade Nova emprega os mais apropriados meios de comunicação social que o desenvolvimento tecnológico possa oferecer. Nos atuais tempos da “sociedade da informação”, os meios de comunicação — desde a tradicional mídia impressa até as mídias digitais e mídias sociais — revelam-se instrumentos indispensáveis para a aproximação e integração de pessoas, grupamentos religiosos e sociais, povos e nações.