Retorna Machine: tecnologia e meio ambiente nas grandes cidades

Em algumas estações do metrô de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói já é possível encontrar uma novidade que combina tecnologia e sustentabilidade. São as Retorna Machine, máquinas que trocam garrafas plásticas e latas de alumínio por créditos na conta de luz ou no bilhete único de transporte. 

Retorna Machine: tecnologia e meio ambiente nas grandes cidades. Foto: Divulgação

Após preencher um perfil, cada usuário pode trocar até 10 garrafas por dia, que são identificadas pelo código de barras. Funciona assim: cada latinha vale 15 pontos e cada garrafa plástica, 10. A cada 20 pontos o usuário ganha um crédito de R$ 0,07 no bilhete único e a cada 100 pontos um desconto de R$ 0,27 na conta de luz. 

Pode parecer pouco em valor monetário, mas certamente a contribuição de todos tem um valor inestimável para o meio ambiente. 

Se você mora em São Paulo, pode encontrar a máquina na linha 4, amarela, do metrô. 

Vamos...

Continuar leitura de post

Glória Pires, o Oscar e o que realmente importa na internet

Se você viu o Oscar pela Rede Globo na noite de domingo, na segunda conseguiu compreender boa parte dos memes que tomaram conta das redes sociais. A atriz global Glória Pires foi o “alvo” da vez da #zueiraneverends. E como tudo na internet, os comentários de Glória sobre a cerimônia de premiação do cinema de Hollywood tiveram uma repercussão recheada de muito humor, muito excesso e infelizmente de muitos julgamentos, também. 

Glória Pires comenta o Oscar 2016. Foto: Reprodução

Acredito que ninguém aqui tem dúvidas de que a maior falha foi da Globo, que convidou uma atriz e não um crítico de cinema para comentar o Oscar. Glória fez o que pode, mas não conseguiu se safar de comentários, digamos, inúteis, sobre a premiação. 

Mas não estou aqui para falar dos memes ou de quem defendeu ou atacou a atriz. Na verdade, o que me chamou mais atenção foi o vídeo completamente caseiro gravado por Glória para “acalmar” os fãs e dizer a verdade diante da onda de memes. 

 

Sacada de um PR digital ou...

Continuar leitura de post

Impressão de órgãos

A revista Nature Biotechnology trouxe uma reportagem surpreendente em sua última edição. De impressora 3D todo mundo já ouviu falar. Elas são capazes de recriar próteses e materiais plásticos, de resina e metálicos com perfeição, imprimindo camada a camada da superfície.

Foto: Wake Forest Institute for Regenerative Medicine/Nature Biology

A grande novidade agora são as impressoras 3D de materiais biológicos. Isso mesmo. Cientistas já começam a testar tecidos impressos com essas impressoras, fortes o suficiente para serem usados em transplantes. Até agora, ossos de mandíbula, estruturas de cartilagem e um ouvido humano já foram impressos e estão sendo testados em ratos.

Ao contrário das impressoras que existiam até o momento e que eram incapazes de recriar tecidos humanos com perfeição, a nova tecnologia que está sendo testada utiliza materiais biodegradáveis que parecem com plástico para moldar a forma do tecido e um gel com base de água que compõe parte da estrutura da célula,...

Continuar leitura de post

A nova onda é ler seu cérebro

Quanto mais a tecnologia avança, maiores são os desafios da segurança da informação. Em poucos anos vimos algumas técnicas serem implantadas. Senhas eletrônicas, assinatura virtual, chips, biometria, etc. Agora parece ter chegado a vez do escaneamento do cérebro como um sistema único de identificação de indivíduos. 

Foto: Jonathan Cohen/Binghamton University

É o que deseja provar a Universidade de Binghantom, nos Estados Unidos, ao utilizar eletrodos e uma touca para encontrar reações únicas nas pessoas enquanto elas leem palavras ou têm contato com imagens. Tão únicas que estão demonstrando uma capacidade de identificação de 100% em um grupo de 30 pessoas. É isso mesmo, meu caro. A próxima onda é ler seu cérebro para tentar garantir sua segurança. Apenas tentar, que fique claro. Afinal, hackers adoram um desafio! 

A tecnologia ainda encontra entraves. Um deles é o tempo gasto para a “leitura do cérebro”, que ainda não é tão rápido. Depois o uso de eletrodos na cabeça e por fim uma...

Continuar leitura de post

Magrela tecnológica

Estamos em uma época perfeita para longos e divertidos passeios de bike para aproveitar o sol e as paisagens maravilhosas do nosso País. Enquanto pedalamos em nossas bicicletas normais, tem gente por aí transformando as magrelas em verdadeiros equipamentos tecnológicos. Foi o que apresentou a LETV, com a sua Super Cycle, durante a maior feira de tecnologia e inovação do mundo, a Consumer Eletronics Show, que está rolando em Las Vegas até o dia 9/01.
 

Foto: Divulgação

A Super Cycle possui um pequeno dispositivo Android no guidão que permite ao ciclista calcular a rota no Maps, visualizar a distância percorrida e até mesmo utilizar o bluetooth para conectar o celular. Conectada, a bike pode ser, inclusive, rastreada em caso de roubo. Isso se o ladrão conseguir roubá-la, já que possui um sistema de travas das rodas apertando apenas um botão.
 
E se você gosta de fazer os passeios na companhia de amigos ou familiares, esta bike também terá a opção de um walkie talkie para pequenas...

Continuar leitura de post

Storytelling Natalino

Às vezes a publicidade tem dessas de partir para o sentimento e acaba emocionando mesmo a gente. Mais do que nunca as empresas têm usado recursos, especialmente de vídeo, para não só passar a mensagem do seu produto ou serviço, mas para contar histórias e envolver os consumidores com os valores e razões para verdadeiramente acreditar na marca. O storytelling não é uma novidade na publicidade, mas certamente começa a ganhar corpo com as facilidades que a internet proporciona de contar histórias, em vídeos sem grandes produções e em textos e imagens facilmente compartilhados. Com um exemplo tudo fica mais fácil, né?

Caixa de Emoções Bauducco. Foto: Reprodução

Estava procurando algo a ver com o Natal para esse post e me deparei com essa campanha digital da Bauducco que expressa bem o que é o storytelling. Afinal, sempre tem alguém com uma história cômica ou dramática nas vésperas da noite santa. É o que relatam três pessoas reais nessas produções da marca. Enquanto elas nos envolvem com...

Continuar leitura de post



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.