Economia / Sustentabilidade
  

Avião movido a energia solar decola para primeira volta ao mundo

O "Solar Impulse 2" é alimentado por mais de 17 mil células solares embutidas nas suas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 11:46 de 09/03/2015, modificado às 11:47 de 09/03/2015

O avião movido a energia solar Solar Impulse 2 (SI2) decolou nesta segunda-feira (9), de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para a primeira volta ao mundo sem combustível, a fim de promover as fontes de energia limpa.

 

Segundo informou a Agência Lusa, o aparelho pilotado pelo suíço André Borschberg partiu do Aeroporto Al Bateen em direção a Mascate, capital de Omã, onde deverá chegar no fim do dia.

A decolagem de Abu Dhabi, prevista inicialmente para sábado (7), foi atrasada devido a fortes ventos que afetavam a região. Hoje, também houve um atraso de 42 minutos.

O avião SI2 é alimentado por mais de 17 mil células solares embutidas nas suas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380.

A viagem, programada em 12 etapas e para durar cinco meses, é o resultado de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que tiveram a ideia de voar com recurso da energia solar. A iniciativa foi inicialmente ridicularizada pela indústria aeronáutica.

*Texto original publicado por EcoDesenvolvimento.

Tags:

energia solar, avião, abu dhabi, andré borschberg, decolagem, bertrand piccard, mascate