Sociedade / Política
  

Dia Internacional da Juventude será celebrado com debate e grafite em Brasília

Realizado na Casa da ONU, evento terá reflexões sobre temas em destaque na agenda da juventude brasileira, como a violência, a discriminação e o preconceito

por ONU Brasil   publicado às 14:25 de 11/08/2014, modificado às 14:30 de 11/08/2014

Para marcar as comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado mundialmente nesta terça-feira (12), a ONU organiza um dia de eventos na Casa da ONU, em Brasília, com o tema "Jovens Negros contra o Racismo e pela Paz", com a presença do coordenador residente do Sistema das Nações Unidas ONU no Brasil, Jorge Chediek, e de representantes de vários outros organismos da ONU.

Grafites enfeitam Porto Alegre. Foto: Fotos públicas/Joel Vargas/PMPA

Das 9h às 12h30, jovens grafiteiros do Distrito Federal criarão um painel comemorativo sobre o tema nos muros do Complexo Sergio Vieira de Mello – com inauguração prevista para as 17h. Das 14h30 às 17h, haverá um debate com jovens, mediado pelo apresentador e sociólogo Big Richard, sobre temas em destaque na agenda da juventude brasileira, como preparação para uma campanha nacional de sensibilização sobre a Juventude Negra e a Paz, que será lançada em novembro deste ano pela ONU.

Juventude no Brasil e no mundo

Uma em cada cinco pessoas vivendo hoje no planeta tem entre 15 e 24 anos e quase 85% dessa população vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Censo de 2010, os jovens de 15 a 29 anos representam cerca de 25% da população e formam um grupo bastante heterogêneo. Além da diversidade, a desigualdade é um elemento marcante deste grupo, fortemente influenciado pelo preconceito, pela discriminação racial e pelo racismo.

A Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013, publicada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), mostra que seis em cada dez jovens se declararam pretos (15%) ou pardos (45%). Segundo o mesmo levantamento, existe um fator que está no topo da preocupação desses jovens: a violência.

Os números justificam a preocupação. Dados do mais recente levantamento feito pelo Datasus mostram que, em 2012, mais de 30 mil morreram em razão de homicídios, o que representa mais da metade dos homicídios no Brasil (53,38%). Deste grupo, 77,02% das vítimas são negras. O número de homicídios de jovens negros é três vezes maior que de jovens brancos.

As ações do Dia Internacional são organizadas pelo Grupo Assessor da ONU sobre Juventude, composto por nove organismos do Sistema ONU no Brasil (PNUD, UNICEF, UNESCO, UNFPA, ONU Mulheres, UNODC, OIT, ONU-Habitat e UNV), pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e por organizações da sociedade civil representadas pelo Conselho Nacional da Juventude. 

A ONU e a Juventude

As Nações Unidas enxergam a juventude como uma força positiva para a transformação e acreditam que jovens mulheres e homens devem desempenhar um papel fundamental no processo de construção do desenvolvimento humano sustentável. Com isso em vista, a ONU desenvolveu o Plano Sistêmico de Ação das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Jovens, baseado nas seguintes áreas temáticas: emprego, empreendedorismo, inclusão política, engajamento cívico e proteção de direitos, educação, incluindo educação sexual abrangente, e saúde. O plano é uma chamada para que países e instituições invistam na formação dos jovens.

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 12 de agosto como Dia Internacional da Juventude. A celebração tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude.

Tags:

onu, violência, Preconceito, paz, juventude, debate, racismo, discriminação, grafite