Mina Bissell, destacada cientista no estudo do câncer de mama, está no Brasil para proferir palestras na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), em Foz do Iguaçu.
Mina Bissell, do Lawrence Berkeley National Laboratory, dará no início de setembro palestras na USP, na UFRJ e no Congresso da SBBC. Foto:TED
Bissell, que coordena um laboratório com seu nome no Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos, é reconhecida pela sua importante contribuição à pesquisa sobre o câncer de mama, com estudos sobre o papel da matriz extracelular e do ambiente nuclear para a expressão gênica em tecidos normais e tumorais.
Por décadas, a cientista, nascida no Irã, dedicou-se a investigar a hipótese de que uma célula tumoral não se transforma por si só em um tumor, mas depende do microambiente para orientar sua forma de desenvolvimento.
Seus experimentos e conclusões foram muito importantes na compreensão da biologia tumoral, pois mostraram que o contexto em que uma célula oncológica está inserida é fundamental para determinar sua transformação em câncer ou não. Bissel publicou mais de 370 trabalhos científicos.
O convite para a visita de Bissell ao Brasil foi feito pelos professores Mauro Pavão, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, e Hernandes Faustino de Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dois trabalham em cooperação com o laboratório de Bissell, nos Estados Unidos, e alguns de seus estudantes já desenvolveram estudos diretamente com a cientista.
Entre os prêmios recentes recebidos por Bissell estão o Susan Bulkeley Butler Leadership Excellence Award (2011), o Breast Cancer Research Foundation’s Jill Rose Award for Distinguished Biomedical Research (2011), o Rothschild-Yvette Mayent-Institut Curie Award (2009) e a American Cancer Society's Medal of Honor (2008).
Em junho de 2012, Bissell fez uma apresentação sobre o assunto na conferência TED.
Dias e horários das palestras: