Política / Sustentabilidade
  

São Paulo se prepara rumo à Conferência sobre Habitação em 2016

Em parceria com agência da ONU, a capital paulista promoverá discussões sobre soluções em mobilidade urbana, habitação, meio-ambiente, pobreza, desigualdade social e governança

por ONU Brasil   publicado às 11:25 de 11/12/2014, modificado às 11:25 de 11/12/2014

O diretor do Escritório Regional para América Latina e o Caribe do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Elkin Velasquez, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinaram na última segunda-feira (8) um Memorando de Entendimento entre as duas instituições. O documento estabelece a construção de debates qualificados acerca dos desafios para o desenvolvimento urbano sustentável. 

Vista aérea da região da Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Pedu0303/Creative Commons

A parceria promoverá discussões sobre o desenho e a implementação de soluções participativas e transparentes focadas em mobilidade, transporte urbano, habitação, meio-ambiente e desenvolvimento urbano, pobreza, desigualdade social e governança metropolitana. Também fomenta pesquisas sobre a implantação, monitoramento e avaliação de experiências, ações e projetos que lidam com a gestão urbana. 

O diretor regional já tinha destacado que as ações e projetos previstos pelo Plano Diretor Estratégico de São Paulo, sancionado em julho de 2014, representam um exemplo na promoção de um modelo de cidade sustentável para a América Latina. “São Paulo é uma cidade de referência para toda a América Latina. Acho que aqui está sendo desenvolvida uma posição progressista bastante importante. Fazer um plano é importante, mas materializar o plano é ainda mais”, afirmou.

Elkin Velásquez lembrou que para atingir um desenvolvimento urbano sustentável, a política pública deve ser participativa ao aliar a população às ações urbanísticas. “Precisamos mostrar como decisões pequenas têm impactos estruturais e de longo prazo, como as ações de gestão urbana podem responder a dilemas [como] empregos, segurança e iniquidades”, disse. Assim, o Memorando prevê também a sistematização e a disseminação de boas práticas nos temas afins de ambas as instituições.

Por fim, o Memorando prevê a cooperação técnica de preparação da cidade para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). Marcado para outubro de 2016, o evento reunirá representantes de governos e as principais partes interessadas para avaliar os compromissos acordados e encontrar respostas para os novos desafios emergentes derivados da rápida urbanização do mundo. 

“Em 2016 teremos a Habitat III, conferência onde será discutida uma série de questões em torno do desenvolvimento urbano sustentável. Com esta proximidade [entre Prefeitura e o ONU-Habitat], o acompanhamento do que vem sendo feito aqui [no que diz respeito ao desenvolvimento urbano] será facilitado. Esta proximidade foi almejada muito pelas inovações que São Paulo está levando a cabo e que podem ser levadas para outras cidades do continente – e isso não só pelo tamanho da cidade, mas também pelo seu protagonismo na região”, afirmou o secretário municipal de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Barchini.  

Tags:

São Paulo, cidades, transporte, mobilidade urbana, metrópoles, planejamento urbano, habitação, onu-habitat, prefeitura