Sociedade / Política
  

ONU consulta população mundial para definir nova agenda de desenvolvimento mundial

Mais de 2 milhões de pessoas de 194 países já votaram pela plataforma online "Meu mundo", onde é possível escolher as prioridades em uma lista de 16 itens

por ONU Brasil   publicado às 07:55 de 08/05/2014, modificado às 07:55 de 08/05/2014

A Semana Global de Ação ‘MEU Mundo’, que acontece de 5 a 11 de maio, será decisiva para a definição da nova agenda de desenvolvimento mundial. A expectativa é que mais 500 mil pessoas juntem-se aos 2 milhões que já elegeram suas prioridades para o futuro da humanidade por meio da plataforma online “MEU Mundo” . 

Reprodução da página de votação do projeto "My World".

A pesquisa pede para as pessoas escolherem, entre as 16 possíveis prioridades, as seis que acham que fariam mais diferença em suas vidas. Até 2015, o objetivo é que o maior número possível de pessoas, cidadãos de todas as idades, gêneros e origens, no maior número possível de países, se envolva com a votação.

A consulta “MEU Mundo” é resultado de um esforço coletivo do Sistema ONU, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Campanha do Milênio das Nações Unidas e de mais de 700 parceiros em todo o mundo. Os resultados da votação serão compartilhados com os líderes globais para que eles possam ouvir as vozes de todos ao tomarem as decisões para definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a nova agenda de desenvolvimento pós-2015.

Os dados adquiridos até agora já foram apresentados em eventos como o Fórum Econômico Mundial, TedX, SXSW, +Social Good, Conferência Mundial da Juventude, Cúpula da União Africana, entre outros. Eles também serão usados por governos de países e como base de informações em vários processos intergovernamentais.

No Brasil, 43 mil pessoas deram a sua opinião sobre quais são os temas prioritários de desenvolvimento para o país, que são: educação de qualidade; melhorias do serviço de saúde; governo honesto e atuante; proteção contra o crime e a violência; proteção a florestas, rios e oceanos; e acesso a alimentos de qualidade.

Saiba mais em www.onu.org.br/meumundo.