Economia / Mov. Focolare
  

Jovens aprofundam economia, trabalho e comunhão durante a Semana Mundo Unido 2019

Entre os dias 1º e 10 de maio, os jovens ligados ao Movimento dos Focolares – portador do carisma da Unidade do qual também nasceu a Editora Cidade Nova – realizam a Semana Mundo Unido com o objetivo de promover, em todo o mundo, iniciativas sociais, culturais e esportivas que sejam fragmentos de Mundo Unido, por meio do diálogo e da unidade.

por Web Master   publicado às 00:00 de 09/05/2019, modificado às 09:50 de 09/05/2019

Entre os dias 1º e 10 de maio, os jovens ligados ao Movimento dos Focolares – portador do carisma da Unidade do qual também nasceu a Editora Cidade Nova – realizam a Semana Mundo Unido com o objetivo de promover, em todo o mundo, iniciativas sociais, culturais e esportivas que sejam fragmentos de Mundo Unido, por

meio do diálogo e da unidade.

Este ano, o tema da Semana Mundo Unido trata das questões de economia, trabalho e comunhão. Os jovens desejam e querem trabalhar arduamente para que ninguém passe necessidade, seja necessidade física, espiritual ou psicológica.

Para isso, aprofundam a ideia de um novo olhar por uma economia mais fraterna, difundindo perspectivas como a cultura do dar, que não significa filantropia nem assistencialismo, mas uma cultura de doação, que compreende quem pode dar e também quem recebe. É uma relação de cooperação.

Saiba mais com a leitura de "Comunhão e as novas palavras em Economia", da Cidade Nova. 

Com essa nova cultura, espera-se que também a macroeconomia seja atingida, sendo mais sensível à economia social. 

Outro aspecto aprofundado pela Semana Mundo Unido 2019 é o trabalho. O objetivo é transformar os ambientes de trabalho em espaços de relacionamentos verdadeiros, compartilhando dons e praticando o diálogo.

SMU 2019

Por fim, os jovens também desejam propagar a ideia de comunhão. Reconhecer as necessidades dos próximos e acolhê-los é ter um olhar de fraternidade para com a humanidade e assim estabelecer experiências de reciprocidade de dons, gerando mais harmonia social.

Por todo o Brasil os jovens realizam diferentes iniciativas como rodas de conversa sobre consumo consciente e educação financeira, arrecadação de doações para instituições de caridade, celebrações religiosas, caminhadas pela paz, entre outras. Você pode conferir tudo no site: www.jovensporummundounido.com.br

Um assunto muito aproveitado pelos jovens nessas iniciativas foi a Economia de Comunhão. Um novo agir econômico baseado na comunhão dos bens e do qual a Cidade Nova é a editora oficial de suas publicações.

Há mais de 60 anos apoiamos e publicamos centenas de obras sobre a Economia de Comunhão e sobre os valores ligados a ela como o trabalho, o consumo consciente, a comunhão em si, a fraternidade, entre outros.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a EdC?

Neste link  você confere alguns títulos sobre o assunto!