Fraternidade é o caminho do diálogo inter-religioso, reiteram 22 líderes e intelectuais muçulmanos

22 líderes e intelectuais muçulmanos sunitas, xiitas e sufis reiteraram o apoio ao documento sobre fraternidade, assinado em fevereiro, pelo Papa e pelo Grão Imame de Al-Azhar Ahmed Al-Tayyeb.

por Web Master   publicado às 00:00 de 25/07/2019, modificado às 14:19 de 25/07/2019

Em fevereiro deste ano, o Papa Francisco esteve em Abu Dhabi onde assinou, em conjunto com o Grão Imame de Al-Azhar Ahmed Al-Tayyeb, um documento que preza pela fraternidade entre as religiões cristã e muçulmana, priorizando o diálogo como o caminho para viver a paz e o reconhecimento mútuo, além de ter sido um pedido do Papa sobre a liberdade, os direitos humanos e os direitos das mulheres no mundo islâmico. 

Reprodução Vatican News

Agora, 6 meses após esse ato, 22 líderes e intelectuais muçulmanos sunitas, xiitas e sufis reiteraram o apoio ao documento assinando um texto de 15 páginas.

O texto, intitulado “Fraternidade para o conhecimento e a cooperação”, define o Documento sobre a Fraternidade Humana (o de fevereiro) como "um evento institucional sem precedentes na história das relações entre cristãos e muçulmanos", o sinal da abertura de uma nova fase orientada "ao reconhecimento da legitimidade e providencial diversidade de revelações, teologias, religiões, línguas e comunidades religiosas".

Conheça o livro "A Unidade, desejo de Deus", da Editora Cidade Nova

Além disso, destaca que as diferenças não são mais vistas como um simples pretexto de tolerância de fachada, mas uma oportunidade para colocar a fraternidade em prática, definida por eles como "um vocação contida no plano de Deus para a Criação”. Portanto, o diálogo inter-religioso, que já era "recomendado pelo Alcorão", parece hoje "vital".

Os líderes ressaltaram que não faltaram críticas da parte de alguns muçulmanos sobre a assinatura do documento em fevereiro e que por isso, quem decidiu assinar o recente texto está prontamente disposto a construir uma fraternidade huana que extrapola as fronteiras religiosas. O objetivo é promover iniciativas locais e acadêmicas de apoio ao diálogo entre cristãos e muçulmanos.

Com informações do Vatican News

Tags:

Fraternidade, diálogo, muçulmanos