7 livros para ler e reler no Centenário de Chiara Lubich

Elencamos diversos livros que recontam a história de Chiara em nossas publicações ao longo dos anos. Uma ótima oportunidade para relembrar a vida dessa mulher inspiradora e se sentir mais próximo a ela nesse ano especial.

por Cibele Lana   publicado às 16:40 de 05/12/2019

O ano de 2020 será um ano muito especial para a Cidade Nova e para todo o Movimento dos Focolares, ao qual a Editora tem uma profunda ligação. Vamos celebrar os 100 anos de nascimento de Chiara Lubich, fundadora dos Focolares e idealizadora da editora como fonte de formação e informação para a difusão do carisma da unidade e da fraternidade.

O centenário de Chiara será celebrado com uma Mostra Internacional sobre o seu percurso. A exposição principal ficará em Trento, cidade natal de Chiara durante todo o ano de 2020, mas assumirá uma forma itinerante ao redor do mundo: São Paulo, Nova York, Mumbai, Nairobi, Cidade do México, Seul, Jerusalém, Sidney são algumas das cidades contempladas.

Em seus mais de 60 anos de existência, a Editora Cidade Nova publicou diversos títulos de autoria de Chiara ou sobre sua vida e obra.

Por isso, elencamos abaixo diversos livros que recontam a história de Chiara em nossas publicações ao longo dos anos. Uma ótima oportunidade para relembrar a vida dessa mulher inspiradora e se sentir mais próximo a ela nesse ano especial.

1. Levar a Ti o mundo em meus braços

O livro recolhe depoimentos que tentam sintetizar a vida de uma figura feminina de destaque no cristianismo atual, Chiara Lubich (1920 - 2008).

Fundadora do Movimento dos Focolares, ela recebeu inúmeros prêmios pelo seu incansável trabalho na Igreja e na sociedade, em favor da cultura entre os povos.

Sua vida extraordinária foi marcada pela simplicidade, encontrando no Evangelho seu ponto de partida e única referência. É o que mostra a presente biografia, que, sem confundir a fundadora com sua obra, mostra Chiara Lubich com fé e vontade, com realizações e reconhecimentos, mas também com as dúvidas e os sofrimentos com que toda pessoa depara.

Comprar

2. E a vida renasce entre as bombas

A história do Movimento dos Focolares contada por Silvana Veronesi, uma das primeiras companheiras de Chiara Lubich.

Trento, Norte da Itália, Segunda Guerra Mundial: um grupo de jovens se encontra diante da cruel realidade da guerra. Silvana Veronesi, com seus quinze anos de idade, é a mais nova do grupo. Entre bombas, escombros e destruição, uma centelha começa a arder e a provocar uma reação em cadeia… Algo que nenhuma bomba fosse capaz de destruir.

Comprar

3. Chiara Simplesmente

Um "álbum de fotografias" que retratam cenas familiares, cotidianos, da fundadora do Movimento dos Focolares. e, assim, possibilitam, a quem as contempla, um encontro diferente, próximo, com Chiara. Enfim, com Chiara simplesmente.

Comprar 

 

4. Cais nº10, história dos 50 anos dos Focolares no Brasil

Em 2009, o Movimento dos Focolares completou cinquenta anos de sua chegada no Brasil. O presente livro narra a história da difusão da Espiritualidade da Unidade no País, sua concretização em muitas formas e iniciativas e a consolidação das inúmeras comunidades dos Focolares em todo o Brasil.

Comprar

 

5. O Grito

Uma das inspirações mais significativas na vida de Chiara e dos Focolares: Jesus Abandonado.

"Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?" Nesse grito, Deus abre um acesso privilegiado e intenso ao seu próprio mistério de amor, no qual todo sofrimento humano adquire sentido e torna-se possível a unidade que Ele deseja.

Comprar 

 

6. Economia de Comunhão: história e profecia

Um livro marcante sobre a presença de Chiara no Brasil e o lançamento, aqui, da Economia de Comunhão.

Uma coletânea dos discursos e pensamentos de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, sobre a EdC, que mostra a origem, a difusão, as idéias-base, as orientações do projeto e a filosofia-cultura que a inspira.

Comprar

 

7. Um novo caminho. A espiritualidade da Unidade.

Um livro para conhecer mais a fundo os pontos da espiritualidade de Chiara Lubich. 

Pela primeira vez na história da Igreja é apresentada uma espiritualidade marcadamente comunitária - a Espiritualidade da Unidade -, que não exclui a necessária dimensão individual, sublinhada pela mística cristã clássica. Trata-se de um novo caminho, indicado pela carisma da unidade, típico de Chiara Lubich e do Movimento dos Focolares, em sintonia com as exigências do Concílio Vaticano II. 

Comprar

 

Boa leitura!