Sociedade / Educação
  

Família que lê unida, permanece unida

Há 11 anos, Renata e Luiz Scarpino estão casados e há nove anos, com a chegada da Liz, e posteriormente com os gêmeos Luca e Maitê, eles decidiram incrementar na rotina dos pequenos uma prática que sempre tiveram: a leitura.

por Teresa Breda   publicado às 00:00 de 07/12/2021, modificado às 16:04 de 07/12/2021

Há 11 anos, Renata e Luiz Scarpino estão casados e há nove anos, com a chegada da Liz, e posteriormente com os gêmeos Luca e Maitê, eles decidiram incrementar na rotina dos pequenos uma prática que sempre tiveram: a leitura

Renata e Luiz com a família.

Nessa quarta-feira (08), celebramos o Dia Nacional da Família, e convidamos o casal para compartilhar conosco um pouco dessa experiência de leitura em família. Ambos amam ler e são professores, ela de ensino fundamental e ele de curso universitário. E com a crescente família fizeram questão de que esse hobbie fosse compartilhado nos momentos mais belos que tinham entre os cinco. 

“Essa prática surgiu de maneira muito espontânea. Não temos o hábito de ver TV em casa, exceto filmes aos fins de semana, por isso acreditamos ter sido mais fácil estabelecer essa cultura de leitura entre as crianças”, destaca Renata.

Ela conta que a pequena Liz, que já é alfabetizada, escolhe livros maiores hoje em dia, de forma que a leitura se estende por semanas, e que gosta de ler em voz alta, para que toda a família possa participar. “Eu leio uma página e Luiz lê outra. Isso estimula e anima as crianças ainda mais”.

Para eles, é notável o quanto a prática da leitura coletiva mexe na dinâmica da família, um momento tão esperado pelas pequenas e pelo pequeno, não somente pela curiosidade de um livro novo ou de ver como  vão narrar aquela história do dia, mas também pelo ambiente que se cria em casa: um momento em que têm certeza que estarão juntas/os, para viver aquele tempo em profundidade. 

Você pode gostar de A Roupa Nova do Arco da Velha, vencedor do Prêmio Jabuti 2015.

As pequenas Liz e Maitê, e o pequeno Luca, junto aos pais.

Com a pandemia, foram muitos os efeitos negativos de um período sem escola e, posteriormente, de escola virtual. Renata afirma que o desenvolvimento pedagógico e emocional das crianças foi alterado, e a leitura, como expressão de um momento de família, foi um importante mecanismo de apoio. Inclusive, as crianças também ficaram por dentro dos impactos da pandemia por meio da leitura. 

“Com isso, foi sendo mais fácil lidar com tantas perdas e mudanças desse período. Paramos tudo o que estamos fazendo para viver a hora da leitura”, complementa Renata, “e as crianças sentem o valor que damos a essa reunião entre nós.”

Dicas para as famílias

Por ser um hábito já incluso no dia a dia do casal, inserir a leitura na vida das crianças foi uma atitude espontânea. No entanto, para algumas famílias, pode ser um desafio. A experiência de Renata e Luiz pontuam 5 atitudes que podem colaborar para outros casais que queiram seguir esse passo. Quais?

  1. Crie uma atmosfera de família: Desligue todas as TV’s e deixe todos os eletrônicos de lado. Dessa maneira, o momento da leitura se tornará mágico e único entre vocês.

  2. Torne o momento lúdico: Fantoches, pequenos teatrinhos e vozes animadas deixam a história animada e incluem a criança na narrativa. 

  3. Leia sobre temas diferentes: Com o tempo você identificará se ela prefere fábulas, contos, histórias de mistérios, dinossauros, cachorros espaciais...o céu é o limite! 

  4. Reveze a leitura com a criança: Comece com algumas palavras ou uma página por dia, assim, aos poucos, ela começará a ter curiosidade de ler primeiro e de escolher os próprios livros.

  5. Mostre interesse pela leitura: Sim, os pais têm um papel fundamental neste processo. Se seu filho/a observar você lendo sozinho/a, as chances de logo logo fazer o mesmo são grandes. 

Gostou das nossas dicas e da experiência da Renata e do Luiz? Compartilhe com outros amigos e amigas! Acreditamos que a leitura tem um papel fundamental na construção de um mundo mais justo, unido e fraterno

 

Tags:

educação infantil, livros infantis, leitura infantil, Dia da Família