Sociedade
  

Ônibus itinerantes oferecem saneamento a sem-teto de São Francisco, nos EUA

Veículos são equipados com três chuveiros, vestiário e banheiros com capacidade de oferecer de 300 a 500 banhos por semana

por EcoDesenvolvimento   publicado às 14:55 de 11/08/2014, modificado às 17:06 de 12/08/2014

Oferecer dignidade a mais de 6 mil moradores em situação de rua. Este é o principal objetivo do projeto "Lava Mae", desenvolvido em São Francisco, Califórnia (EUA). Sem fins lucrativos, a iniciativa proporciona chuveiros itinerantes em ônibus adaptados especialmente para os sem-teto.

Lava-Mae. Foto: Divulgação

A ação capitaneada pela ativista Doniece Sandoval aborda questões fundamentais para a sobrevivência de qualquer ser humano, tais como saneamento básico e a diminuição dos problemas de saúde pública. Além disso, contribui para a dignidade e autoestima dos que mais precisam.

Cada um dos oito ônibus, que custou uma média de US$75 mil, é equipado com três chuveiros, vestiário e banheiros com capacidade de oferecer de 300 a 500 banhos por semana. Em vez de pagar altos preços em imóveis na cidade de São Francisco, Doniece optou por adaptar ônibus e expandir a possibilidade de levar higiene às pessoas sem que elas tenham que se locomover até certo ponto.

"Todo mundo tem direito de ser limpo. Com higiene vem a dignidade e com a dignidade, oportunidade", afirmam os organizadores do projeto. O Lava Mae recebe doações para seguir em frente. O projeto busca a expansão para outras cidades. 

Texto original publicado por EcoDesenvolvimento.

 
Tags:

saneamento, Estados Unidos, ong, moradores de rua, sem-teto, higiene, são francisco