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Empresa fatura US$ 400 milhões encorajando consumidores a comprarem menos

Fabricante de roupas e acessórios, a companhia norte-americana "Patagonia" afirma que seus produtos são feitos para ter longa vida útil e reduzir o impacto ambiental e social

por EcoDesenvolvimento   publicado às 14:53 de 10/09/2014, modificado às 14:53 de 10/09/2014

Seja sincero (a): você já viu por aí algum anúncio de loja cuja mensagem busca desencorajar os excessos de suas compras? Não, né? Geralmente, as marcas criam estratégicas a fim de que os consumidores comprem cada vez mais, mas uma importante varejista resolveu enveredar por uma filosofia diferente.

Anúncio da Patagonia afirma: "Não compre esta jaqueta". Foto: Divulgação

Em meio à Black Friday (evento norte-americano em que os preços diminuem consideravelmente), enquanto varejistas faziam todas as estratégias para tentar aumentar o volume de vendas de forma exponencial, a marca Patagonia decidiu encorajar os consumidores a comprar menos.

A empresa anuncia: “nós projetamos e vendemos coisas feitas para durar e serem úteis. Mas nós pedimos a nossos clientes para não comprar de nós o que eles não precisam ou não podem realmente usar. Tudo o que fazemos – tudo o que qualquer um faz – custa mais ao planeta do que nos dá de volta”.

Ambientalismo é o cerne da Patagonia, mas desencorajar especificamente vendas é uma manobra incomum já que a varejista não é uma organização sem fins lucrativos - trata-se de uma fabricante que gera US$ 400 milhões em receita a cada ano.

A Patagonia fabrica alguns dos melhores e mais caros equipamentos para o ar livre do mundo, mas a missão da empresa é maior do que simplesmente maximizar o lucro. A missão é: “Construir o melhor produto, não causar nenhum dano desnecessário, usar o negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental”.

A marca tem esse posicionamento e filosofia empresarial graças ao seu criador, Yvon Chouinard, um surfista, alpinista, ambientalista e defensor ferrenho do conceito de “slow company”, em que o processo industrial tem que ser alinhado ao ambiental.

O algodão que a marca usa na fabricação dos produtos, por exemplo, é orgânico e, segundo o próprio Yvon, ele não conseguiria dormir durante a noite sabendo que o algodão usado no produto era um material prejudicial ao meio ambiente, com agrotóxicos e técnicas ineficazes de preservação da saúde dos trabalhadores do campo.

Texto original publicado pelo EcoDesenvolvimento.

Tags:

saúde, consumo, meio ambiente, empresa, roupas, algodão, acessórios, orgânico, utilidade, durabilidade, cadeia de produção