Um drone para poupar água

Drone do programa Rio Rural. Foto: Thiago Rodrigues

Dados da ONU revelam que o Brasil chega a gastar 72% de toda a água que utiliza em atividades agrícolas. Já achei muitos exemplos de utilização de drones interessantes por aí, mas diante da crise hídrica pela qual passa parte do nosso País, acho que acabei de eleger o melhor uso deles até agora.  
 
A prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o governo do Estado e com a Universidade de Colônia, na Alemanha, está testando o uso de drones para realizar o monitoramento de áreas ciliares, aquelas que ficam próximas às margens dos rios, para levantar dados que possam ajudar produtores a planejar ações sustentáveis do uso da água na agricultura. 
 

Foto: Thiago Rodrigues

O Programa se chama Rio Rural e está em fase de testes. No último dia 12, o drone que será usado no trabalho fez um voo que durou cerca de 30 minutos e atraiu muita atenção dos alunos de uma escola rural da região de Nova Friburgo. A expectativa é que o equipamento comece a operar já no meio do ano. 
 
Além do monitoramento de recursos hídricos, a tecnologia deve ser usada na gestão de microbacias e no manejo de práticas agropecuárias sustentáveis. 
 
Muitos pontos para a inovação em prol da sustentabilidade! 
 
E você? Conhece algum uso de drones voltado ao meio ambiente ou ao bem comum? Conte pra gente! 
Tags:

recursos hídricos, áreas ciliares, monitoramento, crise hídrica, agricultura, rios, rio de janeiro, drones, água



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.