Tecnologia / Sustentabilidade
  

Empresa social cria aquecedor solar 90% mais barato que os tradicionais

A tecnologia é construída com materiais de baixo custo, como canos de PVC e caixas d’água. Cada kit custa, em média, R$500

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 11:24 de 02/10/2015, modificado às 11:24 de 02/10/2015

Que a energia solar traz inúmeros benefícios a quem a adota não resta dúvida. Contudo, o custo ainda elevado para implantá-la costuma ser um empecilho para a sua popularização. Ao pensar nisso, uma empresa social de Belo Horizonte criou um aquecedor solar 90% mais barato que os tradicionais.

 

A tecnologia é construída com materiais de baixo custo, como canos de PVC e caixas d’água. Cada kit custa, em média, R$500. “Ao ficar exposto ao sol, o forro de PVC pintado de preto aquece a água. Ao longo do dia e da noite, você tem reservatório de água quente para utilizar de acordo com suas necessidades”, explica o geógrafo Rafael Xavier, criador do kit, ao site Consumo Social.

A média de economia proporcionada pelo aquecedor solar gira em torno de 40% do valor da conta de luz. A empresa oferece, além da instalação, cursos de capacitação para quem quiser tornar isso um negócio e gerar renda fabricando e vendendo o aquecedor a outras famílias. Nesses cursos, 10% das vagas são gratuitas, para pessoas que não têm como pagar pelo treinamento. A intenção, segundo Xavier, é estimular nas pessoas esse comportamento sustentável que a sociedade demanda cada vez mais.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

Tags:

inovação, água, energia solar, empresa social, gerasol, aquecedor, rafael xavier